Projetos Agentes Bem Querer Mulher

Com o dinheiro arrecadado, por meio de empresas e pessoas físicas, o Bem Querer Mulher, aplica na capacitação presencial de novas agentes Bem Querer Mulher e implantação de novas Casas Bem Querer Mulher (casas violeta), no desenvolvimento de curso de capacitação agente Bem Querer Mulher no formato EAD, no lançamento da segunda geração do Aplicativo Bem Querer Mulher e no fortalecimento das parcerias atuais e conquista de novas.

Estas capacitações de lideranças comunitárias, permite que as agentes Bem Querer Mulher acolham, apoiem e orientem as mulheres vítimas de violência em seus bairros. Elas acompanham e solucionam os casos, ajudando a criar espaços de convivência e troca de experiências entre as mulheres, e garantindo o seu encaminhamento à rede de apoio local: delegacia, defensoria pública, Centro de Referência da Mulher, Casa de Apoio, Juizado Especial da Mulher, etc. As mulheres que chegam desorientadas, com medo, muitas vezes vergonha, adquirem confiança nas agentes Bem Querer Mulher, e conseguem se empoderar, tendo suas vidas totalmente transformadas.

O Projeto conta com a parceria da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de SP, que oferece o espaço dos CICs – Centros de Integração e Cidadania, para divulgação do projeto e atendimento das vítimas.

Dentre as atividades destacam-se:

  • Formação das Agentes Bem Querer Mulher;
  • Atendimento às mulheres vítimas de violência: orientação, acompanhamento aos serviços de apoio e à delegacia, apoio psicológico.
  • Criação de mecanismos de influência na política pública;
  • Palestras de conscientização nas comunidades. 

Resultados sociais alcançados (2008 a 2016):

  • Mais 160 Agentes Bem Querer Mulher formadas;
  • Mais de 65 mil atendimentos realizados pelas agentes BQM;
  • Média de 150 mulheres vítimas atendidas por mês: orientação, condução e acompanhamento dos casos.
  • Convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de SP para utilização dos CICs – Centros de Integração e Cidadania.
Veja o Folder com Depoimentos Veja Vídeos com Depoimentos