(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Em maio de 1983, a cearense e farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, foi vítima de um disparo de arma de fogo enquanto dormia, provocado pelo próprio marido. Ainda no mesmo ano, ele tentou assassiná-la através de choque elétrico e afogamento. Depois de sofrer duas tentativas de homicídio do seu companheiro, a cearense travou uma batalha na justiça para ver seu agressor preso. Conseguiu depois de longos 19 anos e seu ex-marido passou apenas 2 anos recluso.

A grande vitória conquistada após essa tragédia foi a criação da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. A lei, que está completando 14 anos de sanção, leva o nome em homenagem à farmacêutica que luta e defende os direitos das mulheres no Brasil até hoje.

A Lei é um marco no avanço do combate à violência doméstica no país, sendo considerada pela ONU uma das mais iluminadas legislações do mundo no combate a crimes contra a mulher. De acordo com a Lei, violência doméstica é uma forma de violação aos consagrados direitos humanos. Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, psicológico ou sexual à mulher, está infligindo a legislação brasileira em vigor. Parabéns 🎉🎈 ——-