Apresentação

Bem Querer Mulher é um programa criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres (antigo UNIFEM) por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.

O BQM realiza eventos, promove parcerias com empresas e arrecada doações, destinando o recurso de forma auditada e planejada para movimentos e organizações locais que atuam na defesa das mulheres em regiões de baixa renda.  Atua, portanto, em parceria e fortalece as lideranças locais, oferecendo capacitação, apoio, recursos e acompanhamento das suas atividades.

Nosso propósito: conectar quem possui recursos e interesse na causa, com organizações e lideranças capazes de atuar localmente na proteção e no empoderamento das mulheres vítimas, otimizando os resultados sociais por meio de visão sistêmica e metodologia testada.

Atividades principais:

  • Capacitação de Agentes Bem Querer Mulher (já são mais de 200 lideranças capacitadas)
  • Manutenção de centros de atendimento às vítimas (atualmente são 2 centros e cerca de 3.000 atendimentos / ano), por meio da parceria e do fortalecimento de organizações e movimentos sociais locais.
  • Conscientização da população sobre as diversas formas de violência contra a mulher e Lei Maria da Penha
  • Aplicativo BQM para vítimas – gratuito

As Agentes Bem Querer Mulher são lideranças sociais capacitadas para acolher, orientar e empoderar mulheres vítimas, de forma humanizada e integral, fazendo a conexão com os serviços locais de atendimento, acompanhando e solucionando os casos.

O Programa Bem Querer Mulher é auditado pela PWC – Price Waterhouse Coopers e faz parte do INDES – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma organização sem fins de lucro qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, e que desenvolve inúmeros projetos socais em diversos Estados brasileiros.

RELATÓRIO TRIMESTRAL