(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Um ato público realizado, neste domingo (27), em Olinda, no Grande Recife, chamou a atenção para a necessidade de combater a violência contra a mulher. O evento foi marcado por um “apitaço”, na Praça da Maxambomba, no bairro do Carmo, uma das áreas e acesso ao Sítio Histórico, onde acontecem as prévias de carnaval.

O ato marcou o Dia de Combate à Violência contra a Mulher, lembrado no quarto domingo de janeiro. O evento também ocorreu em outras cidades, segundo a secretária da Mulher de Olinda, Verônica Brayner.

Segundo ela, foram distribuídos dois mil apitos. “A ideia foi abordar as mulheres que seguiam para as prévias carnavalescas na Cidade Alta. Também entregamos material para incentivar as denúncias de violência”, afirmou.

A coordenadora da mulher da Secretaria de Direitos Humanos de Olinda, Roselândia Carvalho, disse que a ação foi realizada durante as prévias, porque há um aumento nos números de violência contra a mulher no carnaval.

“Queremos prevenir e combater todo tipo de violência, antes que chegue ao feminicídio. Seja uma proibição do tipo de roupa que a mulher usa ou puxar uma garota sem autorização no carnaval, tudo isso é violência. É preciso atentar para as situações que vivemos para poder combatê-las”, declarou.

A autônoma Aline da Silva saiu de Boa Viagem, na Zona Sul, para participar das prévias do carnaval em Olinda. Na chegada ao Sítio Histórico, ela recebeu um dos apitos distribuídos na manifestação.

“Uma manifestação dessa é muito importante. A gente não pode deixar as coisas passarem, não tem essa de ‘é carnaval’. Tem que denunciar, gritar, meter a mão mesmo”, disse.

Ato, que chamou a atenção para a violência contra a mulher, foi realizado em dia de prévia carnavalesca, em Olinda — Foto: Pedro Alves/G1Ato, que chamou a atenção para a violência contra a mulher, foi realizado em dia de prévia carnavalesca, em Olinda — Foto: Pedro Alves/G1

Ato, que chamou a atenção para a violência contra a mulher, foi realizado em dia de prévia carnavalesca, em Olinda — Foto: Pedro Alves/G1

Ideia

No ato deste domingo, segundo a Secretaria da Mulher, foi possível reunir atividades de duas ações distintas: o Programa “Na Praça Com Elas”, e o “Basta de Violência”.

“Nós realizamos, aos domingos, eventos e em praças de Olinda, com feiras de artesanato. Para marcar esse dia de alerta contra a violência, resolvemos reunir tudo num só lugar”, declarou Verônica Brayner.

Além de distribuição de material informativo, o evento contou com rodas de conversas e atrações musicais, como os grupos de tambores D’ Saia e Grupo Kallinas.

“A mulher que precisar de atendimento ou quiser fazer denúncia pode ir até o Centro de Referência de Olinda, na Rua Maria Ramos, em Bairro Novo”, disse Verônica Brayrner.

FONTE: G1