(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

A redução de custos é sempre bem-vinda, ainda mais quando falamos de gastos significativos. Por isso, renegociar o valor do aluguel pode ser uma forma de economizar em meio ao cenário de incertezas desenhado pela pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, é preciso ficar atenta. “As negociações de valores de aluguel ocorrem em dois momentos: no início da locação e na renovação contratual, após 30 meses”, aponta Roseli Hernandes, diretora de locação da Lello Imóveis. Além dessas ocasiões, os aluguéis também são reajustados pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

O momento é complicado para todos, sobretudo, profissionais autônomos, MEIs e pequenas empresas que fecharam as portas em decorrência do isolamento social. No entanto, é hora de arregaçar as mangas e colocar seu vocabulário em campo para conseguir fechar renegociar o valor do aluguel. Veja algumas dicas a seguir.

1) Organização financeira: faça um balanço das suas finanças pessoais

Se você segue o método de organização financeira 50/30/20 – conheça-o aqui –, sabe que o aluguel entra nas despesas essenciais, que devem representar 50% da renda líquida. Então, faça uma análise das suas finanças pessoais e calcule o tamanho do desconto que você precisaria para que o gasto com moradia caiba nessa parcela do orçamento. Porém, vale o bom senso: se as contas estiverem apertadas demais e o desconto necessário seja inverossímil, talvez seja o caso de se mudar para um imóvel mais condizente com sua situação financeira.

2) A crise afeta todas as pessoas

A crise provocada pela pandemia do coronavírus está impactando a vida de todos. A economia que já andava a passos lentos, está desacelerando mais. O cenário de incertezas muda toda a perspectiva de crescimento do país, congela atividades e contém decisões. Por isso, talvez seja interessante para o proprietário do imóvel reduzir o valor para não perder o inquilino.

3) Compare os valores de aluguéis

Informação é a melhor ferramenta na hora de negociar, pois ela lhe dá segurança para argumentar e apresentar propostas realistas. Assim, antes de marcar a reunião com o proprietário, pesquise os valores de aluguéis praticados na vizinhança e em outros apartamentos do prédio. Você pode fazer isso conversando com moradores e porteiros e visitando sites como o Zap, Imóvel Web, VivaReal e 123i.

4) Prepare-se para vender seu peixe

Você sempre paga o aluguel e condomínio em dia? Cuida direitinho do imóvel? É hora de vender seu peixe e lembrar o locatário de todas essas qualidades. Moradores conscientes são valorizados, então, o proprietário pode aceitar uma renegociação para mantê-la ali. Além disso, se você tiver a intenção de fazer algum tipo de melhoria no imóvel – trocar armários ou eletrodomésticos, por exemplo – é imprescindível que coloque essa carta na mesa na hora da negociação. Seu investimento para melhorar o espaço deve ser abatido no valor do aluguel, caso contrário, não vale a pena.

6-dicas-para-renegociar-o-valor-do-aluguel-na-crise-do-coronavirus

5) Compare o valor d o aluguel com uma imobiliária de sua confiança

“Com ela, é possível saber se o valor que está sendo pago é o adequado ou se se está fora de mercado”, justifica.

6) Seja honesta e firme com os seus argumentos

Nada de inventar uma história triste ou ameaçar sair do imóvel imediatamente caso o proprietário não aceite sua proposta – a não ser que isso seja verdade. É muito mais efetivo ser racional e argumentar não apenas com informações, mas também explicando sua situação financeira de verdade. Se essa for realmente sua vontade, cite que você deseja ficar no imóvel, mas que precisa fechar suas contas. Seja sincera e mantenha-se tranquila e firme.

 

 

Fonte: Finanças Femininas