(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

O Brasil tem uma nova miss, e ela é diferente dos padrõs tradicionais do concurso. O mundo mudou, e a jornalista – e agora Miss Brasil – Julia Horta se declara feminista. Ela promete lutar por uma “revolução de sororidade” enquanto usar a coroa. “Esse título é de todas as mulheres porque nós, juntas, temos o potencial de causar a maior revolução de sororidade desse mundo. Esse vai ser o meu foco no meu reinado e fora dele”, declarou a eleita, de Minas Gerais, em seu primeiro post.

O concurso na noite de sábado já tinha um tom diferente. Na hora das perguntas, não houve espaço para os tradicionais “O Pequeno Príncipe” ou a paz mundial. Primeiro, quiseram a opinião da miss Ceará sobre transgêneros na competição (ela apoia). Depois veio uma pergunta sobre aborto para a representante do Rio Grande do Sul (“cada mulher deve ser dona do seu próprio corpo”).

A última a responder foi a mineira, que teve que descrever o atual cenário da nação para um estrangeiro: “Realmente o Brasil está numa situação um pouco desafiadora, temos muitas coisas para mudar. Mas esse cenário fez com que nós percebêssemos o quanto é importante que a gente se una e quanto nosso voto importa, quanto precisamos escolher direito nossos representantes e participar ativamente da transformação do nosso país”.

Em entrevista ao GLOBO, Julia Horta afirma que é feminista, que vai falar sobre sororidade e que não ve objetificação da mulher nos concursos de beleza: “As pessoas é que colocam problema em uma mulher de biquíni ou de roupa curta. Para mim, isso é uma forma de machismo.”

ACOMPANHE CELINA NO INSTAGRAM

O concurso de miss sempre foi uma competição de moças lindas, que tinham que atender a um monte de critérios rigorosos, serem certinhas, darem respostas neutras… Você acha que o concurso mudou? 

Continua sendo um concurso de beleza, mas fico muito feliz de ver que agora, graças a Deus, tem sido levado muito em consideração o saber se posicionar, ter boa oratória… Porque a miss é uma representante.

Uma miss pode ser feminista? Você se considera? 

Eu acredito que não só posso, como devo ser feminista. Me considero uma mulher feminista e quero usar minhas redes sociais para falar sobre assuntos referentes ao feminismo. Falta informação. As pessoas não sabem o que é, tem gente que pensa que feminismo é ódio pelos homens, quando na verdade a gente só quer igualdade e isso já deveria existir.

Você quer usar a sua visibilidade para lutar por essa causa? 

Sim, mas antes de falar sobre feminismo, quero falar sobre sororidade. Não adianta mudar o mundo pelo feminismo, se a gente não tiver sororidade. O primeiro passo é usar redes sociais para falar disso, tirar dúvidas. Abraço as causas que me procuram, tudo que estiver ao meu alcance e eu tiver tempo, quero ajudar.

Muita gente considera concurso de beleza como uma forma de objetificar as mulheres. Você acha que há alguma incompatibilidade entre ser uma mulher feminista e miss? 

Acho que não. Nós somos donas do nosso próprio corpo. Eles estão elegendo uma representante que tenha voz e acredito que seja uma ótima oportunidade para representar as mulheres. Não há objetificação. As pessoas é que colocam problema em uma mulher de biquíni ou de roupa curta. Para mim, isso é uma forma de machismo. Esse é o meu corpo, eu tomo as decisões, o problema está nos olhos de quem vê.

 

FONTE: O GLOBO