(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar


Capacitação ajuda a transformar vidas de mulheres que foram vítimas de violência
Bom Dia PE
Capacitação ajuda a transformar vidas de mulheres que foram vítimas de violência

VEJA O VÍDEO AQUI

Capacitação ajuda a transformar vidas de mulheres que foram vítimas de violência

Para muitas mulheres, a dependência financeira é um dos motivos que as impede de sair de um ciclo de violência doméstica. Nesses casos, capacitação pode significar mudança de vida. E foi o que aconteceu com 16 moradoras de Olinda, que participaram de um curso de formação em cabeleireira, uma oportunidade de recomeço longe de agressões. (Veja vídeo acima)

O curso foi promovido pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, entre os meses de junho e novembro deste ano.

Uma das mulheres que participou do curso foi Jussara Gomes. Ela, que dependia financeiramente de outras pessoas, já conseguiu até montar seu próprio salão de beleza na casa onde mora, em Olinda, e também atende em domicílio.

“Foi ótimo. Minha autoestima ficou lá em cima. E agora é só continuar e seguir em frente, para ganhar meu próprio dinheiro. Foi muito importante para mim”, afirma a cabeleireira.

Independência financeira: Mulheres que sofreram violência doméstica fizeram curso de cabeleireira em Olinda — Foto: Reprodução/TV GloboIndependência financeira: Mulheres que sofreram violência doméstica fizeram curso de cabeleireira em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Independência financeira: Mulheres que sofreram violência doméstica fizeram curso de cabeleireira em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Quem também passou por esse processo foi Ana Cristina. Desde que procurou o centro, muitas coisas mudaram para melhor na vida dela.

“Eu consegui me libertar dele [o ex-marido agressor] com o divórcio e, agora, tenho esse certificado, que foi uma vitória. Graças a isso, eu estou tendo mais amplitude para o meu progresso. Vou conseguir uma profissão que está dando espaço para eu progredir”, diz Ana Cristina.

Para a professora do curso, a cabeleireira Elizabete, o curso trouxe para essas mulheres não só a dependência financeira, mas dignidade de volta e empoderamento.

“Se a gente está em uma vida sofrida, às vezes, é porque não tem como sair. Nós temos que ter a nossa independência. Não devemos viver em uma violência. Então eu quis passar um pouco do que eu sei. Trabalhar com cabelos é uma profissão que qualquer mulher pode hoje ter. Ganhar seu dinheiro, ter seu espaço, sua dignidade e não viver debaixo do pé de homem nenhum”, afirma a professora.

Curso teve duração de cinco meses e meio, entre junho e novembro de 2018 — Foto: Prefeitura de Olinda/DivulgaçãoCurso teve duração de cinco meses e meio, entre junho e novembro de 2018 — Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação

Curso teve duração de cinco meses e meio, entre junho e novembro de 2018 — Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação

O curso é uma das ações realizadas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, em Olinda. No local, as mulheres recebem acolhimento e acompanhamento de uma equipe multiprofissional.

“É muito importante saber que muitas mulheres não denunciam, com medo. Então, com a formação profissional, a gente viu um caminho de ajudar essas mulheres também”, afirma a coordenadora do centro, Sueli Araújo.

O Centro fica localizado na Rua Maria Ramos, nº 131, em Bairro Novo, Olinda. Os telefones do local são (81) 3429.2707 e 0800 2008 281.

“Foi através desse curso que a gente teve oportunidade de estar empoderando essas mulheres e fazer com que elas tenham liberdade financeira. Não está dependendo mais de ninguém e saindo totalmente do ciclo de violência”, afirma a secretária da Mulher de Olinda, Verônica Brayner.

SAIU NO SITE G1

Veja a notícia original aqui