(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

O terceiro dia de Felinju- Moda e Lingerie teve como destaque o empreendedorismo feminino. Expositores do polo de moda íntima de Juruaia receberam representantes de 17 cidades para acompanhar o Café com Empresarial promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia que teve como destaque este ano Luiza Helena Trajano, presidente do Grupos Mulheres do Brasil.

“Ela é um exemplo e uma inspiração. Juruaia respira empreendedorismo feminino e a Luiza Helena é um grande nome nesse setor”, afirma a presidente de CME de Juruaia, Rosana Marques, sobre a escolha de Trajano como embaixadora da Felinju.

Em Juruaia, Luiza Helena Trajano falou sobre os desafios dos empreendedores quando se trata de inovação e atendimento. “O atendimento, mesmo que digital, deve ter calor humano. Só através da união e do calor humano um negócio tem sucesso”, revelou a empresária.

Luiza conversou com uma plateia atenta e formada principalmente por mulheres. “ A Luiza falou muito sobre a união e a leveza, e esquecer de falar mal, ver o que tem de bom e reconhecer as boas ações e o que for ruim, corrigir. Essa é a maior lição que fica dessa tarde”, disse a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Guaxupé, Ceres Almeida, que ainda ressaltou o exemplo de Juruaia para empresárias de outras cidades da região.

Luiza Helena visita a Felinju acompanhada pelo prefeito Claudeci Divino, pela empresária Rosana Marques e pela nova presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, Silmara Piza. — Foto: Viola Jr.Luiza Helena visita a Felinju acompanhada pelo prefeito Claudeci Divino, pela empresária Rosana Marques e pela nova presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, Silmara Piza. — Foto: Viola Jr.

Luiza Helena visita a Felinju acompanhada pelo prefeito Claudeci Divino, pela empresária Rosana Marques e pela nova presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, Silmara Piza. — Foto: Viola Jr.

DNA Empreendedor

O empreendedorismo feminino é a marca de Juruaia. O município com pouco mais de 10 mil habitantes possui 200 empresas produtoras de lingerie. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), 95% dessas empresas são comandadas por mulheres.

“ O DNA empreendedor de Juruaia é feminino” conta José Antônio da Silva, presidente da associação.

Rosana Marques foi uma dessas pioneiras e a primeira presidente da associação. “ Eu acho que a receita é união. A gente se ajuda, se completa. Espero que as mulheres comecem a entender isso e que façam acontecer porque elas são o futuro do país”.

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária é a juruaiense Tânia Mara de Resende. Ela ressalta que o ambiente propício ao empreendedorismo feminino faz toda a diferença.

“Juruaia teve esse início com mulheres e criou um ambiente favorável. Nós estamos da 95ª posição da Unesco em igualdade de gênero. Um país liberal como o Brasil não poderia estar ocupando esta posição tão distante. E eu acho que a cidade tem união e uma vai incentivando a outra além de capacitar e incentivar lideranças femininas através do exemplo a outra mulher”, explica Tânia.

Visita da embaixadora da Felinju foi acompanhada principalmente por empresárias mineiras. — Foto: Viola Jr.

Visita da embaixadora da Felinju foi acompanhada principalmente por empresárias mineiras. — Foto: Viola Jr.

Muitas mulheres encontram no empreendedorismo a oportunidade de crescimento financeiro e possibilidade de flexibilização de tempo para curtir os filhos. A família pesou na decisão das sócias, e irmãs, Fernanda Freitas Rezende e Fábia Freitas Trindade, para decidirem abrir uma confecção de moda fitness há sete anos. Elas eram líderes em uma empresa de lingerie de Juruaia.

“A gente ia casar e queríamos também ter o nosso negócio e por isso pesquisamos muito, porque não queríamos investir em lingerie. Hoje em dia trabalho muito até altas horas, mas sei que se meu filho precisar de mim, eu tenho flexibilidade para poder me dedicar a ele e isso não teria se fosse funcionária”, explica Fábia.

Empresas familiares

Uma peculiaridade de Juruaia são as empresas familiares. É fácil encontrar na cidade confecções comandas por irmãs, mãe e filhas e até mesmo dez pessoas da mesma família. É o caso da empresa comandada por Simone Marques Mariano. A empresa começou com a mãe e a tia da diretora e hoje possui 55 funcionários diretos.

“Comecei muito pequena acompanhando o trabalho de minha mãe, mas resolvi fazer faculdade de enfermagem em Alfenas (MG). Mas no meio do curso tinha uma disciplina de administração que gostei muito e minha mãe e tia estavam fazendo um curso de empreendedorismo que era parecido com a disciplina. Quando vinha nos fins de semana ajudava na empresa e depois de formada fiz MBA em Gestão Empresarial”, lembra Simone.

Simone (esq) ao lado da tia Maria. — Foto: Ana Carolina NegrãoSimone (esq) ao lado da tia Maria. — Foto: Ana Carolina Negrão

Simone (esq) ao lado da tia Maria. — Foto: Ana Carolina Negrão

Quando assumiu a liderança da confecção, a empresa passava por problemas financeiros. “Durante muito tempo só conseguimos tirar o mínimo para pagar as contas particulares enquanto a empresa se reorganizava”, diz a tia de Simone e fundadora da empresa, Maria Regina Marques.

Para os empreendedores, o segredo do sucesso é dividir os assuntos familiares dos da empresa.

“Às vezes é difícil fazer essa separação, mas conseguimos. Por se tratar de família, temos mais confiança e liberdade para falar sobres os problemas”, explica Sônia Ribeiro. Ela e a irmã, Sidneia Ribeiro, são farmacêuticas de formação e há 12 anos montaram uma confecção de pijamas.

Felinju

A 22ª Felinju termina neste sábado (04) no Centro de Eventos Expoju, em Juruaia. O horário de visitação é das 08h às 18h.

FONTE: G1