(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

A história da luta pelos direitos civis da população negra nos EUA é também a história de grandes mulheres que lideraram essa verdadeira revolução no país. São essas mulheres que estarão no centro de uma nova série, produzida em uma parceria entre o rapper Jay Z e o ator Will Smith para o canal americano ABC. Intitulada Women Of The Movement – Mulheres do movimento, em tradução livre – a série irá justamente contar a história dos direitos civis a partir do ponto de vista e com o enfoque nas mulheres que vivenciaram, protagonizaram e lutaram por mudanças na sociedade estadunidense de então.

Will Smith e Jay Z

Segundo informações, os primeiros episódios serão baseados na luta de Mamie Till, mãe que lutou por justiça por conta do assassinato de seu filho, Emmett Till, em 1955 – morto aos 14 anos, acusado de assoviar para Carolyn Bryant, uma mulher branca. Passados quase 60 anos do crime, em uma entrevista em 2007, a própria Carolyn admitiu que mentiu sobre o caso.

Mamie Till

A absurda morte de Emmett, torturado e baleado, causou imensa revolta no país, e ajudou a incendiar, a partir da luta incansável de sua mãe, Mamie, a luta pelos direitos civis.

Mamie no velório do filho – ela exigiu que o caixão ficasse aberto na cerimônia

Outra personagem que será retratada é Rosa Parks – que entrou para história por um ato de resistência inspirado em Emmett e Mamie. Três meses depois do crime brutal, Parks se recusou a ceder seu lugar em um ônibus para um passageiro branco. “Pensei em Emmett Till e simplesmente não pude voltar”, ela disse, entrando para a história como outro símbolo da luta que tomou conta dos EUA nos anos 1950 e 1960. Ainda não há data prevista para o lançamento da série.

Rosa Parks

FONTE: HYPENESS