(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Maria da Penha vira selo e é a quinta homenageada da Série Mulheres Brasileiras dos Correios. Lançado nesta terça-feira (12), o objetivo é reconhecer personalidades femininas do país que tiveram destaque em âmbito nacional e internacional. Ela participou da solenidade, que ocorreu na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, em Fortaleza.

A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes é um ícone do movimento voltado à proteção das mulheres. Ela atuou fortemente durante 19 anos para que o seu ex-marido e agressor viesse a ser julgado e punido. Ante a impunidade, Maria da Penha protocolou uma denúncia na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), que fez uma série de recomendações ao estado brasileiro, dentre elas que o agressor fosse preso imediatamente, fato que aconteceu em 2002.

Maria da Penha trabalhou incansavelmente para que o seu sofrimento se transformasse em exemplo de uma história que não deveria acontecer com nenhuma outra mulher, alcançando repercussão nacional e internacional. E sua experiência motivou a criação da Lei 11.340/2006, sancionada em 7 de agosto de 2006, que leva seu nome. A Lei Maria da Penha teve o mérito de transferir para a esfera pública a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher, até pouco tempo considerada um assunto de natureza privada.

“Muito ainda precisa ser feito. Conto com o apoio e o engajamento de homens e mulheres de bem para que cumpram o seu papel de transformador social e unam forças nessa luta, que é de todos e todas nós, por um futuro sem violência para as nossas mulheres”, afirmou Maria da Penha. Ela destacou ainda que, por meio do selo, muitas mulheres lembrarão que é possível viver uma vida sem violência.

A imagem do selo é uma foto da homenageada que foi tirada em 2011, no estúdio do fotógrafo Cid Moreira. O elo desta emissão é o símbolo da mulher, que consta em todos os selos. A folha com borda na cor magenta é composta por 18 selos, tendo o título da emissão no canto superior esquerdo e, no canto superior direito, desenhos estilizados de borboletas e a marca do IMP – Instituto Maria da Penha.

Os selos em sua homenagem podem ser comprados por R$ 1,95 e estarão disponíveis em todas as principais agências do país. Ao todo, os Correios emitiram 54 mil selos de Maria da Penha.

 

 

 

Fonte: Marie Claire