(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

 

Mês de Setembro – Casa Bem Querer Mulher Zona Sul

Atendimentos Diretos Ativ. extras na Casa BQM/ZS Mulheres atendidas(retorno) Ativ. em comunidades
Descrição Qtd Descrição Qtd Descrição Qtd Descrição Qtd
Encaminhamentos para DDM 01 Rodas de conversa 12 Retornos 32 Ações Itinerantes 05
Atend. Jurídico 22
Prog.Tem Saída 01
Medida Protetiva 02
Indicações p/ cursos 28
1º Atend. na casa 55
Atend. Psicológico 56
Atend. Assist. Social 03
Total  168 12 32 05

 

  • Atendimentos diretos……….168
  • Rodas de conversa…………. 12
  • Retornos……………………….. 32
  • Ações itinerantes………….. 05         

04/09/2019 –  Setembro Amarelo – Terminal Jabaquara em parceria com a EMTU

De acordo com a OMS a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Dados estes que reafirmam a importância de se adotar estratégias de prevenção como forma de combate ao suicídio. A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno crescente em todo o mundo. A mulher vítima deste ato quando não morre por conta da violência, apresenta seqüelas de natureza física e psicológica acarretando adoecimento físico e mental, no qual se insere o suicídio. Estimativas no país e no mundo apontam que muitas mulheres com histórico de violência apresentam ideação suicida. Foi baseado nestas estatísticas, que no dia 04/09/19  a Casa Sul e sua equipe, coordenada pela Srª Maria Lucia, em parceria com a EMTU, realizaram uma ação itinerante de conscientização e prevenção sobre Violência Doméstica e Suicídio, no metrô Jabaquara. Durante o período em que estiveram no local, abordaram uma média de 320 mulheres, onde foram feitas orientações, encaminhamentos para cursos e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos e de laços amarelos como um gesto de apoio a elas. É preciso ocupar espaços públicos debater sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

04/09/2019 – Ação Itinerante “Setembro Amarelo” no Terminal Jabaquara. 

 

“Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio”

 

12/09/2019 –  Projeto Bem Querer Meninas/Meninos na Escola que Protege.

  • Segundo encontro de Roda de Conversa com adolescentes na Escola Estadual Maria Augusta, onde foi realizado um bate papo com crianças e adolescentes  na faixa etária entre 11 e 16 anos. Totalizando 141 adolescentes participantes, cujo tema principal discutido foi sobre o “Suicídio”. Um tema polêmico e pesado mas necessário de ser debatido diante das altas taxas de suicídio divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) entre a população Infanto-Juvenil. O suicídio é a 3ª causa de morte entre jovens perdendo apenas para as drogas. Setembro é considerado o mês de prevenção ao suicídio. Para isso foi adotada a cor amarela como uma campanha para chamar a atenção dos jovens sobre a trágica história de um adolescente de apenas 17 anos que se suicidou de forma trágica dirigindo seu carro amarelo.
  • Neste segundo encontro, foram identificados casos de crise de ansiedade, depressão, automutilação e um caso violência doméstica intrafamiliar.  De forma separada, atendemos 41 meninas e 71 meninos em horários diferentes, o que nos remeteu um total de 141 adolescentes atendidos nesta data. Com isso, podemos concluir que cada vez mais se faz necessário levar conhecimento e orientação nas escolas, fazer um trabalho multiprofissional de conscientização, aproximação e participação entre pais e escola com relação ao acompanhamento escolar de seus filhos. Pois existe uma carência deste trabalho dentro do ambiente escolar. As escolas públicas estão adoecidas e os  alunos com baixo índice de aprendizagem.

 

 12/09/2019 Projeto Bem Querer Meninas/Meninos nas Escolas.

12/09/2019 Projeto Bem Querer Meninas/Meninos nas Escolas.

 

 

20/09/2019 –  Setembro Amarelo – Ação Itinerante na Comunidade Vietnã

No dia 20/09/19 a Casa Bem Querer Mulher ZS e sua equipe, coordenada pela Srª Maria Lucia, participaram de uma ação de conscientização às mulheres sobre a Lei Maria da Penha e Violência Doméstica, dentro da Comunidade Vietnã. Além da conscientização sobre a Lei Maria da Penha, falamos também sobre o Setembro Amarelo, que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A iniciativa teve como objetivo, fortalecer dentro das comunidades a conscientização de mulheres sobre a violência doméstica, feminicidio e dos altos índices de suicídio de mulheres que, quando não morrem adquirem seqüelas que acarretam o suicídio. Nossa meta é contribuir para a redução deste número, através de ações itinerantes de acolhimento, orientação e conscientização  à população feminina. Nesta data foram atendidas 28 mulheres, fizemos encaminhamentos, agendamentos e inclusão em cursos. Além das cartilhas e folhetos explicativos sobre a Lei Maria da Penha, distribuímos também laços de fita amarelo como forma de conscientização a prevenção ao suicídio. Um de nossos objetivos é levar a estas mulheres conhecimento como forma de prevenção.

Foto 5 – 20/09/2019 –  Setembro Amarelo – Ação Itinerante na Comunidade Vietnã

21/09/2019 – Quinto encontro do Projeto Karma Yoga PYS em parceria com a CBQM-ZS

    Projeto Karma Yoga PYS – CBQM-ZS