(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Taboão da Serra tem muitos filhos que dão orgulho para toda a sua população. Alguns deles conseguiram se tornar referência em seus setores de atuação. Seja na cultura, no humor, na defesa das mulheres ou no esporte, a cidade está bem representada em âmbito nacional.

 

Com o intuito de homenagear alguns deles – claro que existem muitos outros que desenvolvem um brilhante trabalho – o Jornal SP Repórter News lista quatro personalidades que foram (Zagatti, em memória) ou são engajadas e tem sucesso em suas respectivas áreas e que nasceram ou não em Taboão, mas levam seu nome por onde passam. Confira!

 

José Luiz Zagati: Taboão da Serra é uma cidade com muitas pessoas que marcaram história fazendo o bem. Uma delas foi José Luiz Zagati. Aos quatro anos, a criança que ficou encantada ao conhecer o cinema, realizou seu sonho cerca de 50 anos mais tarde: criar o próprio cinema. Mas não um cinema convencional como estes em que as pessoas compram ingressos. O cinema de Zagati, o Mini Cine Tupy, era um local que passava filmes para muitas crianças e jovens da periferia no Jardim Record. O espaço ficava na garagem de sua casa e era equipado com materiais reciclados que encontrava ou recebia em doações, como projetores e trechos de filmes. Este trabalho de Zagati ganhou repercussão em todo o Brasil, chamando a atenção da grande imprensa, com entrevistas para diversas emissoras de televisão, como a Globo e a Cultura. Merecidamente, Zagati recebeu o “Oscar” do cinema brasileiro, que é o Troféu Kikito, prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Zagati faleceu em 27 de outubro de 2016 aos 66 anos. Com certeza os moradores de Taboão e região, principalmente as crianças que assistiram os filmes projetados no Mini Cine Tupy, jamais o esquecerão.

 

 

Fonte: O Jornal Repórter