Sobre o Movimento

Bem Querer Mulher é um programa de proteção e empoderamento das mulheres vítimas de violência, criado em 2004 com o apoio da ONU, do Grupo Full Jazz de Comunicação, do meio artístico e mídias nacionais. E tem por objetivos:


Bem Querer Mulher é o movimento pela Não Violência à Mulher, sem fins de lucro, criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres, do Grupo Full Jazz de Comunicação, das mídias nacionais e do meio artístico, com os seguintes objetivos:

1. Ser um canal de adesão de pessoas e empresas à causa;
2. Conscientizar a população sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha;
3. Arrecadar recursos para viabilizar o atendimento das Agentes Bem Querer Mulher, lideranças capacitadas para oferecer todo o apoio às mulheres vítimas em seus bairros, ajudando a acompanhar e a solucionar casos.

Todo dinheiro arrecadado é destinado para cumprimento de metas claras definidas para os próximos 2 anos: capacitação presencial de 600 novas agentes Bem Querer Mulher, implantação de 6 novas Casas Bem Querer Mulher , desenvolvimento do curso de Capacitação Agente Bem Querer Mulher no formato EAD, lançamento da segunda geração do Aplicativo Bem Querer Mulher e fortalecimento das parcerias atuais e conquista de novas.

Breve Histórico

  • Veiculação de campanha em mídia nacional estrelada pelas atrizes Patricia Pillar e Helena Ranaldi (2005, 2006 e 2007), por meio do apoio da TV Globo;
  • Lançamentos em diferentes capitais – autoridades e mídias locais;
  • Cartilha Bem Querer Mulher – 100 mil impressões (parceria com o Instituto Avon);
  • Parceria com empresas como: Itaipu Binacional, Rede Farmais, Grupo Sonae – quiosque da campanha em 9 Shoppings Centers no Brasil;
  • Participação em programas de TV e Rádio (TV Band – Marcia, Gazeta, Rede Mulher, Saia Justa);
  • Jantar Beneficente Bem Querer Mulher (cobertura da Revista Caras) – 2 edições;
  • Leilão de Arte Bem Querer Mulher na Pinacoteca do Estado – 2 Edições;
  • Participação em feiras e ventos de moda (Pret-a-Porter, Couromoda, Hair Brasil 2015);
  • 9/2016 Encontro sobre o Empoderamento da Mulher Vítima de Violência

    O Movimento Bem Querer Mulher (BQM) promoveu um almoço/palestra com empresários e líderes de opinião sobre a violência contra a mulher, fenômeno que tem crescido em todas as classes sociais. Neste novo momento do BQM, foi anunciado contratação de Carla Beira (nova gestora do BQM).
  • 11/2016 Evento de lançamento do Programa de Capacitação para o combate a violência contra a mulher, em parceria com ALESP e LIBRA

    Em comemoração ao dia Internacional de combate à violência contra a mulher, o Bem Querer Mulher, em parceria com a LIBRA e a Assembleia Legislativa de SP, reunindo autoridades, líderes de movimentos sociais e formadores de opinião, lançou o Programa de Capacitação para o Combate à Violência Contra as Mulheres 2017.
  • 11/2016 Evento de Posse da Embaixadora do Bem Querer Mulher - Ana Maria Braga

    Ana Maria Braga que, já há alguns anos, vinha chamando a atenção da população e da mídia para o expressivo aumento dos números que envolvem as mulheres vítimas de violência, aceitou prontamente o convite como embaixadora do Bem Querer Mulher e tem como propósito ajudar, de forma enérgica e crescente, a organização sem fins lucrativos a atingir suas metas nos próximos anos.
  • 12/2016 Nova Conselheira do Bem Querer Mulher - Marta Lívia Suplicy

    Marta Lívia Suplicy, Presidente da LIBRA – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil e notória articuladora do movimento de empoderamento político cidadão das mulheres brasileiras, assumiu a função de Conselheira Bem Querer Mulher e responsável pela articulação política do movimento junto aos poderes Executivo e Legislativo, em âmbito federal, estadual e municipal, objetivando criar condições de ampliação do projeto em maior escala, com o apoio dos poderes públicos.
  • 12/2016Evento de Capacitação de novas Agentes Bem Querer Mulher

    O Bem Querer Mulher realizou, no Instituto Legislativo Paulista, em parceria com LIBRA - Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, a Coordenadoria de Políticas para a Mulher do Estado de SP e Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de SP, o curso de capacitação de novas agentes Bem Querer Mulher (total 43 novas agenes) que receberam suas certificações ao final de 16 horas no total (em 02 dias).
  • 05/2017Bem Querer Mulher no Virada Feminina de 2017 na Alesp

    Bem Querer Mulher presente na VIRADA FEMINA na Assembléia Legislativa de São Paulo.
  • 07/2017Bem Querer Mulher no Instituto Tecmail junto aos Jovens Aprendizes

    Agentes Bem Querer Mulher, Carla Beira e Joseane Bernandes com os jovens aprendizes no programa de capacitação "Amigos do Seguro" no Instituto Techmail, sobre a questão da violência no mundo corporativo.
  • 07/2017Evento de conscientização de empresárias no Nespresso Expertise Center

    Evento promovido por Anne Carolline Wilians do Instituto Wilians e Alessandra Nuzzo, advogada parceira, reúne grupo de empresárias no Nespresso Expertise Center para apresentar o Bem Querer Mulher e suas iniciativas no enfrentamento à violência contra a mulher.
  • 07/2017Encontro Bem Querer Mulher com Ministra Fátima Pelaes e a Presidente da Fundacentro - Leonice da Paz

    Bem Querer Mulher em reunião com a Ministra Fátima Pelaes da Secretaria de Políticas Públicas, Leonice da Paz presidente da Fundacentro para refletir sobre parceria e em seguida foram todos visitar o projeto MulheReviva da comunidade de Itaim Paulista para conversar com as agentes Bem Querer Mulher e tentar viabilizar apoio.
  • 07/2017Encontro com o Secretário de Governo - Julio Semeglini e a Ministra Fátima Pelaes

    Bem Querer Mulher, por meio de sua gestora - Carla Beira, participou, na Prefeitura de São Paulo, de reunião com Ministra Fátima Pelaes, Vereadora Rute Costa, Secretário de Governo Júlio Semeghini e a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania Eloísa Arruda e Leonice da Paz, presidente da Fundacentro, sobre a implantação da Casa da Mulher Brasileira, no Cambuci.
  • 08/2017 Curso de Capacitação Bem Querer Mulher para o Combate a violência contra a Mulher na Zona Sul

    Em setembro, foi realizado o segundo "Curso de Capacitação Bem Querer Mulher para o Combate a Violência contra a Mulher "(este último, no Centro Paraolímpico Brasileiro, na Zona Sul de SP.). Um total de 70 líderes comunitárias se formaram como novas agentes Bem Querer Mulher. O curso foi uma iniciativa coletiva do Bem Querer Mulher, Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara, Associação da Comunidade Ativa de Vila Clara e Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, com apoio de dezenas de parceiros. Em especial: LIBRA, Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Justiça de Saia - promotora, do Ministério Público, Dra. Gabi Manssur, Fundo de Solidariedade de Lu Alkmin, prefeitura Reginal do Jabaquara, Associação da Comunidade Ativa de Vila Clara - Maria Lucia da Silva e CIC do Jabaquara - Carlos Eduardo do Nascimento. E ainda, demais parceiros valiosos: Associação Comercial Distrital Sul e do Centro, Rede Social Jabaquara, Coonagro, Céu Caminho do Mar, Martha Pacce - fotógrafa, Centro Paraolímpico Brasileiro de SP., Consabeja, Elaine Santana, Eliane Nunes Viana - psicóloga, Jornal Jabaquara Notícias e Caio Paiva- fotógrafo. Os palestrantes convidados foram: Dra. Gabriela Manssur, Equipe de agentes Bem Querer Mulher (Joseane e Angélica) e a Equipe Família Segura - Policiais militares do Vale do Ribeiro (Cabo Barros e Cabo Rildo).
  • 09/2017Encontro com Ministra Fátima Pelaes e o Deputado Federal Roberto Lucena

    João Santos - presidente do Bem Querer Mulher e Marta Livia - Presidente Nacional da Libra e Conselheira do Bem Querer Mulher, estiveram reunidos com o Deputado Federal de São Paulo - Roberto Lucena e com a Ministra Fátima Pelaes da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal, com o objetivo de planejar alternativas de apoio para dar maior escala ao projeto em nível nacional.
  • 09/2017Encontro com Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo

    O Bem Querer Mulher teve um encontro com a Dra. Eloisa Arruda - Secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e Gislaine Caresia - Coordenadora de Políticas para as Mulheres.
  • 09/2017Prestigiando nosso parceiro Fundacentro - Leonice da Paz - presidente

    O Bem Querer Mulher esteve presente no evento de posse de Leonice da Paz, como Presidente Nacional da Fundacentro, com a participação do Ministro do Trabalho - Ronaldo Nogueira, da presidente da Libra - Marta Livia Suplicy e de muitos dos colaboradores, parceiros e amigos.
  • 09/2017 Bate Papo com a Dra. Alessandra Nuzzo - parceira do BQM

    O Bem Querer Mulher esteve presente no "Bate Papo", promovido pela advogada Alessandra Nuzzo, para um grupo de empresárias e líderes de opinião e com a presença da Revista Veja, para refletir sobre a questão da violência contra as mulheres Mulheres, de uma forma muito original e descontraída.
  • 10/2017Encontro com Secretaria de Direitos Humanos sobre São Miguel - SP

    O Bem Querer Mulher, esteve em reunião com Eloisa Arruda - Secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo Gislaine Caresia - Coordenadora de Políticas para as Mulheres - Ana Cristina de Souza - sua assessora técnica, com Mônica Cortona Scarnapieco - coordenadora da CCM Itaquera, Edson Marques Pereira - Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Janice Valia de Los Santos - Pró-Reitora da Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul para estudarem a viabilidade de uma parceria, nesta região, para o atendimento as mulheres vítimas de violência.
  • 10/2017Curso Complementar à capacitação de novas agentes Bem Querer Mulher Zona Sul

    O Bem Querer Mulher, por meio de sua valiosa equipe de trabalho (Carlos Eduardo do Nascimento, Maria Lucia da Silva, Eliane Nunes Viana e Carla Beira, ministrou um curso complementar para o combate à violência contra a mulher na Zona Sul, no CEU Caminho do Mar. Em cima de alguns temas em especial: Rede de Atendimento Local; Violência Psicológica; Protocolos e Processos e etc.
  • 11/2017O Brasil em choque com Ana Maria Braga de olho roxo

    O Brasil em choque com fotos de Ana Maria Braga de olho roxo que vazou nas mídias sociais.
  • 11/2017Mistério esclarecido com o lançamento da Campanha com Ana Maria Braga

    O choque passou. Mistério esclarecido no próprio programa da Ana Maria Braga na Rede Globo, Ana Maria lança a campanha de apoio ao Bem Querer Mulher como embaixadora da causa de reconstrução na vida das mulheres vítimas de violência.
  • 12/2017Oficinas de capacitação profissional - Rodas de Costura - Zona Sul

    Em dezembro, iniciaram-se as oficinas de capacitação de alta costura para as mulheres vítimas de violência - "Rodas de Costura", criadas e ministradas pela famosa estilista Jennfer Coelho, no centro de atendimento Bem Querer Mulher Zona Sul na região do Jabaquara. Foram um total de 25 aulas, sendo 02 horas por semana. Uma iniciativa do BQM, que tem como madrinha do projeto - Anne Caroline Wilians e como patrocinador o Instituto Nelson Wilians.
  • 12/2017Evento de encerramento dos 16 dias de Ativismo

    O Bem Querer Mulher esteve presente no evento de encerramento dos 16 dias de ativismo pelo combate à violência contra a mulher, promovida pela Virada Feminina e a Libra, com a participação especial da Dra. Gabriela Manssur e muitas outras autoridades.
  • 02/2018Bem Querer Mulher assina termo de cooperação com a Rede Mulher Brasil

    Bem Querer Mulher, representado por João Santos, no evento da Rede Brasil Mulher, ao lado de Gabriela Manssur - Promotora de Justiça do Ministério Público, Marla Livia Suplicy - presidente da LIBRA e do Virada Feminina e Fátima Pelaes - Secretária de Políticas para a Mulher do Governo Federal. Neste evento, foi assinado do termo de cooperação do Bem Querer Mulher com a Rede Brasil Mulher.
  • 03/2018Bem Querer Mulher no Jornal Nacional da Rede Globo

    O Jornal Nacional da TV Globo apresentou o resultado preocupante e devastador de uma pesquisa (realizada em mais de 27 países, incluindo o Brasil) sobre o maior problema enfrentado pelas mulheres. O líder do maior problema apontado foi: a violência. A Rede Globo entrevistou João Francisco Santos (gestor do BQM) e uma das vítimas atendidas na Casa Bem Querer Mulher Zona Sul.
  • 03/2018Bem Querer Mulher em evento da MTD - Mulheres na Tecnologia e Direito

    Carla Beira (coordenadora do BQM), durante o evento da MTD - Mulheres na Tecnologia e Direito, falou para este público específico sobre a questão da violência contra a mulher no Brasil e o trabalho realizado pelo programa. Parte da renda do encontro foi revertida aos projetos.
  • 03/2018Femitaxi e Bem Querer Mulher

    A Femitaxi e o BQM lançam uma campanha única e singular no combate à violência contra a mulher. Esta campanha permitiu que uma parte da frota de carros do aplicativo na capital de São Paulo saísse com o adesivo ”Diga não à violência contra as mulheres” (e para ilustrar, o braço de uma mulher preso para fora do porta-malas)! Algo bem singular, para chamar a atenção a esta causa tão importante. E convidava todas as mulheres clientes a contribuírem com R$ 1,00 (por corrida/ao longo do mês de março). Em contrapartida, a Femitaxi contribuiria com mais R$ 1,00. A somatória destes recursos foi destinada aos projetos do BQM (em 30/03/18). Mas, a ideia é, ao longo do ano, continuar oferecendo às clientes a oportunidade de contribuir com a causa.
  • 03/2018Viver Estética e Bem Querer Mulher

    A empresa Viver de Estética, por meio da empresária Daniela Martello, lançou o mesmo modelo de campanha (com doação de parte da renda).
  • 03/2018Carla Nunes Estética e Bem Querer Mulher

    A empresa estética de Carla Nunes lançou o mesmo modelo de campanha.
  • 03/2018Um carinho das agentes Bem Querer Mulher no Projeto MulheReviva

    No dia 08 de março, dia internacional das mulheres, parte das vítimas assistidas pelo projeto MulheReviva (parceiro do BQM) receberam um pequeno mimo - um certificado - pelo seu dia.
  • 04/2018Kit Bem Querer Mulher

    O Bem Querer Mulher, até o final de abril, lançará a próxima campanha com a participação de sua embaixadora - Ana Maria Braga (nas mídias da Ana Maria e do Bem Querer Mulher). Através desta campanha, será lançado primeiro produto do BQM - o "kit Bem Querer Mulher"(shampoo e condicionador) em parceria com a empresa Soho. Na compra de cada kit, até R$ 10,00 serão destinados aos projetos. A compra poderá ser feita inicialmente através dos site do BQM e com link do mesmo no site da Ana Maria Braga. Posteriormente, ao longo do ano, em algumas redes de varejo parceiras (em negociação).
  • 04/2018Inauguração da Casa Bem Querer Mulher Zona Sul - evento Cidade Linda

    Aconteceu, neste 10 de março, a inauguração do segundo centro de atendimento às vítimas de violência em São Paulo (este na Zona Sul), durante o evento da Prefeitura de São Paulo CIDADE LINDA com a participação das agentes Bem Querer Mulher de São Paulo e outras regiões, o Prefeito João Doria, a Vereadora Adriana Ramalho, a Prefeita da Subprefeitura de Santana - Dra. Rose, a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania - Dra. Eloisa Arruda, a Coordenadora de Políticas para às Mulheres - Gislaine Caresia e demais convidados animados.
  • 04/2018Corello, Mulheres Positivas e Bem Querer Mulher

    no dia 16 de março, a Corello se uniu ao mulheres positivas para fazer uma campanha em homenagem ao "Dia da Mulher". A questão de gênero e do empoderamento feminino tornou-se cada vez mais falada seja qual for o âmbito. Pensando nisso, a Corello juntamente com Fabiana Saad e Sofia Patsch convidou 7 mulheres para uma campanha para promover o empoderamento feminino e a aceitação das diversidades e a quebra de padrões. “Ser mulher para mim é ser forte o suficiente para quebrar os padrões que tentam nos enfraquecer” - Diz Maria Luiza Mendes, a modelo plus size que é uma das embaixadoras da campanha, ao relatar a sua luta diária pela quebra de paradigmas e disseminação do conceito de que as mulheres devem se amar como são. Cada mulher elegeu o sapato da coleção que mais a representa para ter parte de sua renda revertida para o Programa Bem Querer Mulher que cuida de mulheres vítimas de violência oferecendo proteção e todo apoio para empoderar a mulher e devolver a dignidade que lhes foi tirada, e é isso que nós apoiamos." Conta Anne Willians, que apoia o programa assim como diversas outras causas. Personalidades como Monica Salgado, Anne Willians, Stephanie Wenk e Suzane e Suzana Massena são as estrelas da campanha.
  • 04/2018Bem Querer Mulher recebe prêmio do Grupo Hera Artemis

    João Santos, presidente do BQM, recebeu o prêmio do Grupo Hera Artemis, pela contribuição do programa BQM na reconstrução das vidas das mulheres vítimas de violência de SP. Receberam ainda o mesmo prêmio, Marta Lívia Suplicy (Conselheira do Bem Querer Mulher, Presidente da Libra e da Virada Feminina) e Joseane Bernades (coordenadora do MulheReviva).
  • 04/2018Bem Querer Mulher em POA

    Carla Beira, por meio de uma iniciativa liderada por Mildima Ferreira Lima (Libra e Virada Feminina de POA), esteve em POA para o pré-lançamento do KIT Bem Querer Mulher junto às líderes de comunidades locais (futuras influenciadoras e consultoras Bem Querer Mulher).
  • 04/2018Bem Querer Mulher em ação na Comunidade do Jabaquara

    Agentes Bem Querer Mulher em ação junto às mulheres da comunidade do Jabaquara, durante lindo dia de sol.

PROJETO AGENTES BEM QUERER MULHER

Com o dinheiro arrecadado, por meio de empresas e pessoas físicas, o Bem Querer Mulher, aplica na capacitação presencial de novas agentes Bem Querer Mulher e implantação de novas Casas Bem Querer Mulher (casas violeta), no desenvolvimento de curso de capacitação agente Bem Querer Mulher no formato EAD, no lançamento da segunda geração do Aplicativo Bem Querer Mulher e no fortalecimento das parcerias atuais e conquista de novas. Clique e saiba mais.

Conheça