(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

 

A comandante Karla Lessa, de 38 anos, era quem pilotava o helicóptero durante o resgate de pessoas em meio à lama da barragem que se rompeu em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais.

Karla Lessa Alvarenga Leal é major do corpo de Bombeiros de Minas Gerais e está na corporação desde os seus 18 anos de idade. Ela conta, no vídeo logo abaixo, que em seu primeiro ano ela realizou um voo e se apaixonou pela função, fez cursos e se tornou a primeira mulher comandante de helicóptero de bombeiros militar do Brasil.

“Tudo é possível, desde que as pessoas se dediquem, estudem e corram atrás do que pretendem fazer”, diz a major.

De acordo com uma matéria publicada no R7, o comandante Hamilton, da Record TV, em entrevista disse: “este tipo de salvamento exige uma técnica e um treinamento muito grande, pois quanto mais próximo ao solo, mais instável o helicóptero fica”.

O comandante Hamilton continua: “em situações como esta, em que há muita lama, tudo fica mais instável. E tem ainda mais um detalhe, do lado da aeronave, tem um tripulante somado as pessoas que estão tentando fazer o resgate daquela mulher, são todas essas forças que o piloto tem que compensar na mão. Qualquer erro do piloto, o helicóptero pode virar, cair e acabar virando um desastre”.

Neste caso em especial, a comunicação entre piloto e tripulantes foi essencial, ainda de acordo o comandante Hamilton, qualquer movimento na hora do salvamento pode causar uma instabilidade, então o “piloto pode até olhar, mas o verdadeiro guia é o tripulante”, já que o comandante tem de segurar o helicóptero e compensar cada movimento com sua mãos.

A major Lessa se diz orgulhosa da função que exerce e de poder servir como referência para outras mulheres, inclusive para crianças que a abordam dizendo que querem ser igual a ela quando crescerem.

Confira o vídeo do resgate abaixo da Record TV:

 

FONTE: ENGENHARIA E