Cursos profissionalizantes BQM

Agradecimento especial ao apoiador financeiro:

Projeto de Qualificação Profissional e Humana a mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelas Casas BQM.

O objetivo principal do projeto é de qualificar mulheres atendidas pelo Programa para oportunizar a independência financeira, autonomia, empregabilidade e melhoria das condições intrafamiliares, principais fatores que, se não trabalhados, desenvolvidos e aplicados, podem mantê-las no ciclo de violência.

  • Eixo de capacitação humana: as participantes resgatam a sua autoestima e sua identidade, fortalecem seus laços de família e redescobrirem suas potencialidades para enfrentar o mercado de trabalho. Aprendem, por meio de jogos, sobre a educação financeira, e a se expressarem com maior facilidade e de uma forma adequada (verbal e escrita). Confeccionam seus currículos e exercitam através de simulações, uma entrevista de emprego. Elas realizam suas próprias apresentações colocando as suas características pessoais e profissionais, o que o curso representou para elas, como chegaram ao curso e como saíram dele. Preparam-se para realizar uma apresentação desses conteúdos apreendidos a uma banca avaliadora.
  • Eixo da capacitação técnica: tem como objetivos o conhecimento e o domínio das habilidades e técnicas de cada uma das áreas de qualificação escolhida pelas participantes, tanto no que se refere aos conteúdos técnicos e teóricos quanto ao manuseio prático das atividades. A formação é realizada por parceiros e nos locais de atuação de cada função. As participantes se inscrevem nos cursos de suas preferências.

Estrutura:

Em 2020 foram realizados 3 cursos, com duração de 3 meses e 20 participantes em cada um. Em 2021 a grade foi ampliada.

70% das participantes obtiveram em poucos meses melhoria concreta de autonomia financeira, seja empreendendo ou conseguindo se empregar em empresas.

Áreas técnicas oferecidas:

– Curso de Atendimento a cliente e técnicas de venda: Alessandra Plumari Proprietária da marca BIOTWO e Wagner Lima;
– Curso de Ecolavagem Automotiva: MEITROOPERS: Waldeir Santana;
– Curso de Gastronomia Básica: Chef João Alcântara e Chef Rodolfo de Santis – Restaurante Bodega La Barra e PAC Pão de Queijo Moema;
– Curso de Limpeza Empresarial: Grupo VeraLana: Vera Lana, Charles Jesus e Cícero Souza;
– Curso de Manicure: Juliana Souza Pires – Espaço Bela Morumbi e Simone Zagallo – Espaço Simone Zagallo.