(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Um aplicativo de celular pode ajudar mulheres que estejam sendo vítimas de violência em situações de emergência dentro de casa, na rua ou em qualquer outro ambiente. A ferramenta é gratuita e se chama “Women Angels”, que na tradução do inglês significa “Anjos Mulheres”.

Funciona assim: o aplicativo possui um “botão de pânico”. Quando pressionado por três segundos, um SMS com a localização em tempo real da vítima é enviado para dois “anjos da guarda”, que são duas mulheres que a usuária do aplicativo escolher.

“Escolhemos o SMS porque para mensagem ser enviada não depende do acesso à internet. E o pedido de socorro para duas mulheres serve para garantir que pelo menos uma delas receba”, explicou a engenheira de produção Caroline Vieira, idealizadora do projeto, moradora de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro.

A ideia surgiu a partir da união do lado empreendedor de Caroline com a preocupação que ela tem com pautas sociais.

“Sempre pensei em soluções para ajudar a mudar a vida das pessoas a partir do empreendedorismo social. Trabalho há muito tempo nessa linha de impactos sociais”, disse a engenheira, que já trabalhou em uma empresa de tecnologia.

Carolina na Startup Rio 2019 com a apresentação da Women Angels — Foto: Divulgação

Carolina na Startup Rio 2019 com a apresentação da Women Angels — Foto: Divulgação

Caroline destacou que o aplicativo também pode ser usado se a mulher estiver sendo vítima de qualquer tipo de violência, não apenas a física. “Existe violência psicológica, como num relacionamento abusivo, em que a mulher perde os direitos de ir e ver, a autoestima some… Tem a violência patrimonial, onde a mulher não tem direito a tomar decisões dentro de casa. Fora as violências que não são dentro do âmbito doméstico. São inúmeros tipos de violência que nós mulheres estamos sujeitas a passar”, explicou.

O aplicativo deve ser baixado no celular e para começar a ser utilizado é preciso fazer um cadastro. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas na loja de aplicativos do Google.

De mulher, para mulheres

Caroline foi selecionada em um programa de apoio a startups que apresentassem projetos inovadoras na área de tecnologia digital. A ideia inicial era a criação de um aplicativo que reunisse mulheres interessadas em sair juntas.

Isso porque, durante a fase de pesquisa, que contou com a participação de 110 mulheres na faixa etária de 18 a 35 anos, 85 % disseram que tinham medo de sair sozinha à noite. E quando a pergunta foi “qual estratégia adotada para driblar a insegurança?”, a maioria respondeu que deixava de sair.

Foi também durante a pesquisa que Caroline descobriu que 45 destas mulheres estavam sendo vítimas de algum tipo violência. “Senti que as entrevistadas sentiam falta de um mecanismo de segurança. Foi aí que decidi montar um projeto que viesse de encontro a isso”, disse Caroline.

Assim foi criado o aplicativo Women Angels. A ferramenta foi lançada no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em Volta Redonda.

Além de Caroline, a equipe atualmente é formada pelo marido dela, Carlos Alexandre, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, e pela sócia, Amanda Novaes, que mora em Resende.

Caroline e Amanda durante o lançamento do aplicativo em Volta Redonda — Foto: Divulgação

Caroline e Amanda durante o lançamento do aplicativo em Volta Redonda — Foto: Divulgação

 

 

FONTE: G1 GLOBO