(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

A Guarda Municipal (GM) atendeu a duas situações de importunação sexual no transporte público de Curitiba somente terça-feira (1.°). Nos casos, um homem de 55 anos e outro de 34 foram levados para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. Desde o início do ano, já foram registrados 57 casos deste tipo no transporte público na capital.

O primeiro caso de terça ocorreu por volta das 18h, no ligeirinho Inter 2. Testemunhas acionaram a GM e o ônibus parou no terminal do Hauer para a abordagem ao suspeito, um homem de 55 anos de idade, que foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

O outro caso ocorreu no início da manhã. Segundo relato da vítima, de 22 anos, a importunação sexual teria ocorrido também dentro de um Inter 2. O suspeito, de 34 anos, foi levado à Delegacia da Mulher para os encaminhamentos necessários. Uma equipe do núcleo Santa Felicidade da Guarda Municipal foi até o Terminal Campina do Siqueira após denúncia.

Denúncia e Punição

Qualquer pessoa que testemunhe uma situação de assédio sexual dentro do ônibus deve acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Há um ano, a punição por importunação sexual se tornou mais rigorosa, após mudança em lei federal que trata do tema. Até então, a prática era considerada contravenção. A partir de outubro de 2018, virou crime com pena de até cinco anos de prisão.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo