(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

O Parlamento escocês aprovou um projeto de lei para oferecer os absorventes em espaços públicos, como centros comunitários, farmácias e clubes juvenis

Getty Images

A Escócia deve se tornar o primeiro país a fornecer absorventes gratuitos – o que seria um impulso para outras nações reverterem os preços onerosos desses produtos.

Na ultima terça-feira, 25, o Parlamento escocês aprovou um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente os absorventes em espaços públicos, como centros comunitários, farmácias e clubes juvenis. Em escolas e universidades isso já acontece desde 2018.

O novo plano custará a Edimburgo 31,2 milhões de dólares por ano.

A legislação foi aprovada com 112 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção. A informação é da agência de notícias britânica Reuters. Agora, passa para uma segunda fase, na qual os legisladores podem propor emendas.

A legislação é um “momento marcante para normalizar a menstruação na Escócia e enviar esse sinal real às pessoas deste país sobre a seriedade com que o parlamento leva a igualdade de gênero”, disse Monica Lennon, patrocinadora do projeto, durante um debate no Parlamento.

“Estamos mudando a cultura e é emocionante que outros países ao redor do mundo estejam observando de perto para ver o que fazemos”, disse ela.

Na Escócia, um estudo mostrou que 1 em cada 4 mulheres em escolas e universidades já teve problemas para acessar produtos menstruais.

Em 2016, o Reino Unido prometeu encerrar seu “imposto sobre absorventes”, que é de 5%, mas adiou a mudança, citando incertezas sobre o Brexit e o impedimento dos regulamentos fiscais da União Europeia. A Escócia, que faz parte do Reino Unido, parece ter enfim contornado o problema.

 

 

Fonte: GELEDES