(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

A atriz Cristiane Machado, 35 anos, parecia viver um conto de fadas: depois de onze anos em um relacionamento onde não era mais feliz, ela conheceu um novo amor, o empresário e ex-diplomata Sergio Schiller Thompson-Flores, 59, que parecia seu príncipe encantado. Foi pedida em casamento no dia de seu aniversário, durante uma viagem ao Peru. Pouco tempo antes da cerimônia, no entanto, ele a agrediu. Depois de muitos pedidos de perdão, ela o aceitou de volta. Mas logo as violências voltaram, com direito a ameaças à família dela. Com medo, ela instalou câmeras, que registraram o momento em que ele a espancou. As imagens, exibidas no ‘Fantástico’ no dia 18 de novembro, chocaram o país. Ele ficou foragido até que, no dia 25 do mesmo mês, se entregou à polícia. Apesar dele estar preso, ela conta que ainda teme por sua vida e espera que a justiça seja feita

A atriz Cristiane Machado (Foto: Arquivo pessoal)

Cresci numa vida simples, mas com muito amor. Meus pais são separados, mas a gente sempre foi muito unido. Minha profissão é a coisa que eu mais amo na vida. Eu lutei muito por ela. Ser atriz era meu sonho de criança. Comecei a estudar em 1999, na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras, tradicional escola e faculdade de teatro carioca). Eu tinha 17 anos e pagava meus estudos.

Fiz três faculdades: sou jornalista, atriz e me formei em cinema. Eu tinha 18 anos no meu primeiro emprego e paguei minha faculdade com ele. Precisei trabalhar para poder estudar, senão não ia conseguir. Trabalhei na Conspiração (produtora), fazendo assistência de direção de alguns diretores como Brenno Silveira, Ricardo ‘Gordo’ Carvalho e Andrucha Waddington, entre outros. Se eu não estivesse no ar na novela, estava na assistência de direção, que era uma coisa apaixonante para mim. Sempre tive as minhas coisas com muito esforço. E eu acho que isso me tornou também uma pessoa melhor.

Tive um relacionamento por 11 anos. A gente se conheceu porque ele tem uma emissora de TV local e me indicou para ser apresentadora de um festival de música de Ilha Grande (RJ). Como eu tinha que passar a semana lá, acabávamos convivendo muito, porque ele estava fazendo a transmissão ao vivo e eu era a apresentadora. E o Guilherme é uma pessoa muito leal, respeitadora, amiga. Ele tem atributos que hoje em dia são meio esquecidos. Valores parecidos com como eu fui criada e com o que eu acredito. Nós convivemos muito bem durante 11 anos.

Estreei na TV Globo em uma novela das nove, ‘Duas Caras’ (2007), do Aguinaldo Silva. Fazia a Helena. Minha madrinha na TV foi a Susana Vieira, que está passando por esse momento difícil (Susana está com leucemia). Ela acabou me ensinando barbaramente muitas coisas, contracenei com pessoas incríveis, como Antonio Fagundes, José Wilker (1944-2014), Paulo Goulart (1933-2014), só tinha gente fera ali, era um sonho realizado. Eu concorri com 250 pessoas. Quando fui chamada para o teste, eu estava com passagem marcada para viajar com o Guilherme, tudo comprado. E eu: ‘Caraca, vou fazer o teste para minha primeira novela.’ E ele: ‘Pô, não pensa nem duas vezes, né, Cristiane? Esquece a viagem.’ Perdi o dinheiro da viagem, mas tudo isso para me concretizar no meu sonho, na minha profissão, e acabei passando nos testes, dois meses depois. E aí fui emendando uma novela atrás da outra. Fiz ‘Negócio da China’ (2008), fui a musa do Vik Muniz para a abertura da novela ‘Passione’, que acabou virando duas obras de arte que estão rodando o mundo agora.

Terminei o relacionamento com o Guilherme em janeiro de 2017. Foi muito difícil. Ele era o meu melhor amigo. Durante esses 11 anos que passamos juntos, até ficamos noivos, mas eu não achava que iria me casar com ele, porque estava esperando o príncipe encantado. Levei muito tempo, fiz muita análise para conseguir me desapegar desse relacionamento. Que era bom, um relacionamento generoso, ele incentivava minha carreira demais, era um amigo, era um parceiro, era um bom namorado, um bom noivo, alguém que me botava para a frente. Porém, eu não me sentia mais apaixonada.

“Com Sergio, achava que estava vivendo uma linda história de amor

As viagens do casal (Foto: Arquivo pessoal)

O Sergio tinha uma academia de ioga e me convidou para conhecer, porque ele estava atrás de atrizes e formadores de opinião para divulgar o espaço. A gente começou a se falar pelo Facebook, antes de nos encontrarmos pessoalmente. Eu fiz uma viagem para Cuba, em 2016, e o avô dele serviu em Cuba, então ele ficava me escrevendo: ‘Pô, que legal, estou adorando ver a sua viagem.’ E eu falei: ‘Assim que eu voltar de viagem, vamos marcar essa reunião de trabalho e tal.’ E a gente começou a se falar todo dia, falava das viagens, do negócio da divulgação da ioga, e ele diplomata, conhecendo vários países, fomos vendo várias afinidades.

Em março, ele me chamou para jantar e conversar sobre o que poderia fazer de divulgação da academia. A gente começou a conversar, falamos de trabalho, eu estava fazendo novela (‘A Terra Prometida’, na Record), ele falou: ‘Ah, vou assistir.’ E sempre nos falando. Aí a gente começou a namorar. Frequentávamos feirinhas de produtos, e não a casa um do outro, até porque eu morava com a minha mãe. Fazíamos coisas de namoradinhos mesmo, adolescentes. Eu achei ali que eu estava vivendo uma linda história de amor que Deus tinha me dado. A gente engrenou um romance mesmo e ele pediu a minha mão em Machu Picchu (no Peru), no dia do meu aniversário, 5 de agosto.

A gente viveu, até o casamento, uma relação de muita paixão. Eu falei: ‘Meu Deus, eu realizei meus sonhos!’. Eu tinha dois sonhos na vida, um era ser atriz, que eu consegui fazendo novelas, e o outro era encontrar o amor da minha vida, o meu príncipe. A minha mãe me chama de Borboleta, e ela diz: ‘Borboleta, quando eu penso que você está querendo alguma coisa e acho que você nunca vai conseguir, você vai lá e faz.’ E eu sempre tive isso. ‘Não, mãe, isso daqui é possível, a realidade não pode ser tão dura assim.’

Naquele momento, eu tinha encontrado o amor da minha vida. Estava me sentindo a mulher mais completa do mundo. Aí, infelizmente, foram ocorrendo aqueles desentendimentos. Começou com controle de celular — com ele controlando, porque o inverso não acontecia. Não era uma relação de mão dupla. Ele foi querendo me tornar mais dependente, odiava minha profissão, então eu tinha que fazer escolhas, começou a ditar trabalhos que eu fazia e que eu não fazia, porque ele ficava magoado. Uma chantagem emocional. Era um ditador, mas um ditador amoroso. Eu acho que o dinheiro ou o falso poder faz isso, as pessoas perdem a noção das coisas que são importantes, como as amizades, começam a dar valor a outras coisas… Como eu vim sempre lutando pelas minhas coisas, e eu tenho a minha referência familiar, a Cristiane batalhadora sempre existiu. E isso começou a me encarcerar por dentro, pois eu já não falava com os meus amigos, nenhuma amiga minha servia como amiga, não podia, e isso foi ficando cada vez maior, até que ocorreu a agressão que foi, para mim… me matou por dentro.

No dia 5 de março houve a primeira grande agressão. A gente estava brigando o dia inteiro na véspera. Por besteira, ele irritado com o trabalho e descontava em mim, que não tinha nada a ver com a história. E a partir dali ele me deu um primeiro empurrão. A ex-companheira dele estava processando ele, então eu queria entender. E ele nunca quis me dizer. Eu estava lendo uma nota recente da empresa que Sergio, quando me conheceu, dizia que trabalhava, dizendo que ele já não trabalhava lá desde 2016. E ele saía todos os dias dizendo que ia trabalhar lá. Então, se você falar hoje quem foi meu marido, eu não tenho a menor ideia.

Essa primeira grande agressão foi por ele estar irritado com o trabalho e processo da ex-mulher. E ele muito puto, e aí me empurrou a primeira vez. Aí eu falei: ‘Não admito você me empurrar, não! Está pensando que você é o quê?’. Ele: ‘Eu faço o que eu quiser, você é minha mulher, eu mando em você.’ Eu falei: ‘Você não manda em mim, não. Porque eu não tenho que mandar em você nem você em mim.’ E ele, muito irritado, começou a brigar comigo. A minha cachorra estava aqui, começou a latir para ele, ele pegou uma pá de prata, jogou na cabeça dela e abriu. Ela levou pontos e tudo.

Ele já tinha arrancando todos os telefones da casa. Porque depois dos empurrões e socos eu disse que queria ir embora. É uma casa isolada, eu gritava, ninguém ouvia. Ele desconectou todos os telefones, furou o pneu do meu carro. Eu ainda consegui ir até o jardim para tentar fugir. Ele veio com uma faca e mandou eu voltar. Botou na minha barriga, pediu para eu ajoelhar e falar que ele estava sempre certo e voltar para dentro de casa. E eu tive que voltar, né, óbvio: com uma faca na barriga, você vai falar o quê? Uma loucura. E ele quebrou tudo na casa: móveis, a moto, objetos, tudo.

A minha mãe estava estranhando, porque eu sou de ir no meu pai pelo menos três vezes por semana, e eu já estava há mais de uma semana sumida. Falo com meus pais todos os dias. Aí meu pai ligou para o telefone do Sergio, porque o meu ele já tinha quebrado, o meu computador, os telefones da casa também. Eu não tinha como pedir socorro a ninguém. Ele atendeu meu pai normalmente. ‘Ah, tudo tranquilo. É que a Cristiane está toda enrolada aqui, mas depois ela liga para você.’ Aí eu gritei: ‘Pai, me ajuda! Socorro! Vem aqui, vem aqui!’. A minha tia veio com meu pai, coitadinho, cego, nervoso. Quando tocou a campainha, ele falou: ‘Você não vai atender, para não mostrar essa casa quebrada.’ Eu falei: ‘Vou atender.’ Porque eu queria embora, e ele não me deixava. Eu sabia que, se eu abrisse aquela porta, eu ia conseguir. Peguei uns documentos meus e falei: ‘Vou embora, Sergio.’ Ele foi pegou uma machadinha que estava debaixo do carro dele e ameaçou, na frente da minha tia: ‘Eu te mato! Eu vou acabar com isso agora! Eu te mato agora!’.

E aí a minha tia gritou: ‘Sergio, pelo amor de Deus, assim você vai ser preso!’. E aí ele parou. E aí ele começou a quebrar mais coisas minhas: cafeteira, joias. Eu tentei sair correndo. O meu pai tinha me dado o telefone dele, que é adaptado para cego. A casa tem muitas portas: até você realmente conseguir chegar na saída não é mole, não. Ele achou que eu estava ligando para o 190, pegou o meu cabelo, arrastou minha cara pela parede, arranhando tudo, e me jogou no chão. A minha cabeça abriu. Eu consegui sair correndo, deixei o meu pai e fiquei com medo pela vida dele e da minha tia, fui para a guarita da rua e pedi socorro.

Fiz boletim de ocorrência. Ele foi preso em flagrante, pagou fiança e eu fui embora para a minha mãe. Ele me procurou diversas vezes, dizendo que me amava, disse que contou para os filhos dele tudo o que tinha feito a mim. Ele ajoelhou na Rua Dias Ferreira, pediu perdão, disse que me amava, que tinha falado para os filhos dele. Aquilo obviamente mexe com a nossa cabeça, né? ‘Poxa, ele me ama. Talvez aquilo que aconteceu tenha sido um momento isolado’ Os filhos dele (de 26 e 28 anos) me procuraram, me pediram para perdoar. Eu gostava do Sergio, estava querendo me enganar, me dizendo que nunca mais ia acontecer.

“Aí a gente voltou. No dia 7 de novembro, nos casamos no civil”

O casamento de Cristiane Machado e Sergio Schiller (Foto: Arquivo pessoal)

Depois, no dia 28 de abril deste ano, nos casamos no religioso. Meu pai ficou muito feliz de entrar na igreja comigo no meu casamento com o Sergio. Foi emocionante para mim, porque na verdade eu que estava levando o meu pai, e não ele me levando. Foi um momento muito bonito.

Um dia, em julho, a gente começou a discutir sobre o processo. A gente ia ter audiência e aquilo estava me deixando muito nervosa. Eu já não estava me sentindo segura. O Sergio tinha atitudes meio esquisitas, autoritárias e agressivas, às vezes, e se segurava. Ele me ameaçou com uma faca no pescoço e disse que, se eu prejudicasse ele no processo, ia me matar e matar meus pais [a atriz registrou a ameaça em áudio]. Fiquei morrendo de medo e foi quando eu tive a ideia de instalar as câmeras. Algumas pessoas começaram a me falar coisas dele, eu fui e instalei as câmeras, pensando: ‘Se um dia eu precisar, pelo menos vou ter como provar.’ Porque ele falava, por exemplo: ‘Eu te amo, você é minha vida.’ Aí descia as escadas e dizia para o caseiro: ‘A Cristiane está louca. Eu estou sofrendo muito nesse casamento, coitado de mim.’ Até então, o caseiro não me contava.

Quando foi em agosto (dia 31), teve a grande agressão. Começou com o Sergio chegando muito agitado em casa, porque ele tinha sido internado na primeira vez em que foi preso em flagrante. Ele foi buscar o prontuário achando que ia ser uma defesa para ele. Mas lá estava a filha dizendo que ele tinha depressão e que maltratava muito as mulheres. Ele chegou em casa nervosíssimo. Fiquei sentada quase três horas no sofá escutando ele brigar com a família inteira: pai, mãe, filho, filha, deserdando todo mundo e dizendo que agora a vida dele era só eu, ele e mais ninguém. Até que eu cheguei e perguntei: ‘Sergio, posso ler esse prontuário?’ E ele respondeu, nervoso: “Você vai usar contra mim!’. Eu falei: ‘Não, eu só estava tentando entender por que você está tão nervoso.’ E pensando: ‘O que a filha dele escreveu de tão feio?’. Só consegui descobrir isso.

Quando fui tentar pegar o prontuário, aconteceu o primeiro empurrão. O empurrão virou joelhada, que virou… Aí vesti a roupa e falei: ‘Eu vou embora!’. Ele pegou um fio de celular e tentou me enforcar. Ele me jogou várias vezes na cama, eu bati com a coluna, a cabeça, mas consegui descer as escadas correndo. Ele pegou meu computador e meu HD externo, jogou no chão e quebrou. Era a minha vida inteira de atriz, tudo aquilo que para mim tinha um significado enorme.

“Ao todo, nessa relação, ele quebrou seis celulares meus”

Fui para a saída dos funcionários. Ele pegou uma garrafa e tentou acertar na minha cabeça. Eu tive o instinto de abaixar e bateu na minha mão. Ele me pegou pelos cabelos, me trouxe de volta, me jogou no sofá e foi aí que ele me deu um golpe chamado telefone — descobri esse nome na polícia —, que infelizmente perfurou meu tímpano e deu um coágulo enorme. Eu sou atriz e dubladora. Não sei quanto eu perdi da audição do ouvido direito, porque só posso fazer audiometria quando o coágulo sumir. Foi uma grande cicatriz física. A outra foi quando ele tentou me esganar, me jogou na cama e eu caí em cima de um vidro: era um vaso que a minha mãe tinha me dado de presente, eram as coisas que eu estava levando para casa, e aí esse vidro enterrou na minha pele, no braço direito, perto do cotovelo, e eu fiquei com essa cicatriz. Além das da alma.

Só consegui sair às 9 horas da manhã, com a chegada dos empregados. Tirei força de onde eu não sei e fiz a denúncia. Mas o nosso sistema é muito frágil. Eu fiquei cinco horas numa delegacia. O depoimento não dizia a metade do que eu tinha falado, porque o policial estava cansado. Tanto que agora [o caso] foi à mídia, a delegada disse: ‘Isso aqui não é uma Lei Maria da Penha, isso é uma tentativa de homicídio.’ Então a gente tem que gritar, porque, se a gente não gritar, o mundo não vai ser justo. E aí eu tirei uma coragem de dentro de mim, que eu falei: ‘Eu quero voltar a ser quem eu era. Me apropriar de mim de novo, como mulher, como Cristiane, como cidadã.’ A ajuda da mídia foi justamente para eu ter um apoio para que as autoridades olhassem para o caso não como mais um. Eu escutava assim de policiais: ‘Ah, tem foragido aí há mais de um ano, bateu na mulher e está foragido há mais de um ano…’ E eu falava: ‘O que é que vai acontecer? Quem me protege? Eu estou com uma medida protetiva (que o impede de chegar a menos de 300 metros dela), porém ela não me protege. Quem fica comigo 24 horas?’. O Sérgio é um homem muito poderoso. Eu tinha muito medo. Tenho muito medo. Estou com muito medo. Eu tenho pavor.

Você vê: ele tentou uma liminar para a matéria não ser exibida no ‘Fantástico’. E o programa comprou a briga. Porque eu tinha como comprovar. Mas, se eu não tivesse, era a minha palavra contra a dele. E ele, com dinheiro e poder, poderia manipular isso, como ele fez a vida inteira com os negócios dele. Mas, graças a Deus, eu estou sendo escutada e as coisas estão caminhando. Eu tenho muita esperança de que essa realidade das estatísticas — de cada vez mais mulheres mortas (pelos companheiros ou ex-companheiros) — que é gritante, mude e que eu não faça parte dela.

Eu recebi contato de mulheres, ex-namoradas dele, que conviveram com ele e me relataram abusos dele: sexuais, físicos, psicológicos, materiais. Não iguais ao meu, porque eu quase fui morta, mas tão graves quanto. Mulheres que tinham que se esconder dele para nunca mais serem achadas. E elas de coração aberto para falar comigo, contar o que tinham vivido, para me incentivar a não desistir. O que eu achei muito bacana, porque muitas vezes tem aquela coisa de implicância com ex. Pelo contrário, isso foi um elo que nos uniu. Por incrível, que pareça eu estou construindo relações de amizade a partir desse acontecimento horroroso na minha vida. São mulheres no mesmo perfil físico e que têm fragilidade familiar, alguma fragilidade: era onde ele pegava. São todas histórias muito parecidas, só mudamos um das personagens. A solidariedade delas, a amizade e a busca em ajudar, apoiar, foi muito bonito para mim. Deus me trouxe para eu saber: é recorrente. Não é a primeira agressão. Porque ele sempre me disse: “É a primeira vez que me acontece isso.” Sempre quis me deixar como culpada. Ele nunca.

Depois de ficar foragido, ele se entregou (no dia 25 de novembro), mas eu continuo muito amedrontada, com medo. Apesar do Sérgio estar preso, a gente não sabe até quando. A nossa legislação é muito falha para se cobrar um crime. Eu vivo apavorada, não estou com a minha vida normal. Eu continuo andando em lugares com os quais ele não está acostumado, mudando meus trajetos, dormindo em casa de amigos e vou fazendo uma rotatividade para ele não saber onde eu estou, meus posts na internet, tudo é sempre atrasado, para que ele não saiba onde eu estou. Eu estou amedrontada e meu emocional totalmente abalado com tudo que está acontecendo. Até ontem eu estava casada com o homem da minha vida e descobri das formas mais horrorosas do mundo que quase tirou a minha vida. Não fico tranquilo. Só fico quando a justiça estiver totalmente feita: o processo julgado e ele pagando penalmente realmente pelo que ele me fez. Eu espero poder voltar a sorrir.

Tenho um longa que vai ser lançado, que gravei em Hollywood, de um diretor chamado Josh Taft (provisoriamente chamado de ‘Fear’, medo), no qual eu faço eu faço a Maria. É pela Paramount (importante estúdio de cinema americano). Foi a primeira experiência bacana fora do país, falando uma outra língua — como vivi uma latina, não tive tanta preocupação com o sotaque ao falar inglês. Foi uma experiência incrível, e ele vai ser lançado agora. Estou no ar em ‘A Terra Prometida’, na Record (a novela está sendo reprisada). E vou lançar dia 6 de dezembro, olha que coincidência, um filme chamado ‘Quando chega a hora de esquecer’. Não fala sobre agressão física, mas sobre o Mal de Alzheimer. Um filme de Xandy Novaski. Faço a Lívia, uma mulher apaixonada que reencontra um amor de infância, Edu (Edivaldo Azevedo), e ajuda na luta contra a doença da mãe dele (Jeane Viterbo). Eu estou muito feliz com esses projetos. E, se Deus quiser, novela ano que vem.

Quero reorganizar a minha vida. Continuar exercendo minha profissão, como eu fiz sempre, que é minha maior alegria, é o que alimenta a minha alma. Tentar sorrir como eu sorria, porque eu sou outra Cristiane hoje. Eu não sei se vou conseguir voltar a ser quem eu era, porque vou ter uma cicatriz eterna na minha vida. Espero um dia poder amar, não sei se vou conseguir. Eu me sinto tentando juntar os meus caquinhos, voltar a sorrir e ser livre, porque hoje eu sou um passarinho preso na gaiola. Eu vivo com medo. Ele é o agressor e eu sou a prisioneira. Quero voltar a me sentir livre, com direito de ir e vir, de poder andar nas ruas tranquilamente, não ter me preocupar em mudar todos os meus hábitos, para que ele não possa me encontrar. Ser dona da minha vida.

SAIU NO SITE MARIE CLAIRE

Veja a notícia original aqui