(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Maju Coutinho, Andréia Sadi, Flavia Lima, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Gabriela Biló, Poliana Abritta e Vera Magalhães, entre muitas outras, estão à frente da informação em um momento histórico. Levam diariamente à TV, ao rádio, aos jornais, revistas e sites, notícias relevantes sobre saúde, política e economia. Muitas vezes são atacadas por isso. Mas sem jornalismo livre e responsável, não há democracia, e é por isso que nossa capa de julho/agosto homenageia as mulheres #NoFrontDaNotícia durante a pandemia

A crise brasileira tem contornos agudos e sem precedentes: recordes de mortes decorrentes da Covid-19, aumento do desemprego e ataques virulentos à liberdade de expressão. Em meio a essa tempestade perfeita, assistimos ainda à disseminação criminosa de notícias falsas nas redes sociais. Por esses motivos, o bom jornalismo se tornou ainda mais necessário e urgente no Brasil de 2020. Informações salvam vidas, empregos e a democracia. No comando da cobertura mais sensível das últimas décadas, estão as mulheres jornalistas.

São elas que dia após dia deixam a emoção de lado para noticiar as dezenas de milhares de vidas ceifadas pela pandemia, que buscam fontes para revelar aquilo que os políticos querem esconder dos eleitores, e que chegam a pôr a vida em risco para que a verdade prevaleça. No Brasil, essa postura combativa tem rendido ataques às profissionais. São difamações proferidas por autoridades, entre elas o presidente Jair Bolsonaro, perseguições virtuais e até agressões físicas nas ruas. Pela defesa da liberdade de expressão, Marie Claire homenageia 26 entre as milhares de jornalistas brasileiras que seguem semeando conhecimento e esperança por meio dessa profissão que se mostra, mais uma vez, essencial.

Entre elas, estão Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, na TV Globo; Andréia Sadi, apresentadora e repórter de política da GloboNews, do G1 e da CBN; Flavia Oliveira, colunista do jornal O Globo e da CBN, comentarista da GloboNews e apresentadora do Canal Futura; Poliana Abritta, apresentadora do Fantástico, na TV Globo; Aline Midlej, apresentadora da GloboNews; Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, na TV Cultura, colunista do Estadão e editora do site BR Político; Clarissa Oliveira, repórter na TV Band, Bandnews e Rádio Bandeirantes; Natuza Nery, comentarista de política e de economia da GloboNews, colunista do G1 e comentarista da CBN; Flavia Lima, ombudsman da Folha de S. PauloGabriela Biló, fotojornalista no Estado de S. Paulo.

A edição de julho/agosto da revista, que chega às bancas em 17 de julho, reúne a história de todas essas incríveis mulheres – além de outras reportagens e textos muito especiais.

Sob a hashtag #NoFrontDaNotícia, inauguramos uma série de conversas ao vivo no Instagram @marieclairebr, para discutir os rumos do jornalismo e da democracia com algumas dessas profissionais, que irão responder dúvidas de leitoras e leitores, num bate-papo com profissionais da equipe de Marie Claire. Confira aqui a agenda e anote para não perder nenhuma delas!

Lives no Instagram de Marie Claire: programe-se!

Quinta, dia 9 – Adriana Ferreira Silva e Flavia Lima: Rumos da imprensa durante e pós-pandemia
Segunda, dia 13 – Adriana Ferreira Silva e Flávia Oliveira: Jornalismo e movimentos sociais em tempos de crise
Terça, dia 14 – Maria Laura Neves e Vera Magalhães: Como a política agrava a crise da Covid-19
Quarta, dia 15 – Paola Deodoro e Claudia Colucci: A importância do jornalismo científico durante a pandemia
Quinta, dia 16 – Bárbara Tavares e Gabriela Biló: Fotojornalismo em Brasília
Terça, dia 21 – Natacha Cortêz e Helena Bertho: Jornalismo feminista na pandemia – e fora dela

Confira o perfil de todas as mulheres que estão #NoFrontDaNotícia na edição de julho/agosto de Marie Claire, nas bancas as partir de 17 de julho.

 

 

 

 

 

FONTE: MARIE CLAIRE