(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

“Tenho 36 anos e sou executiva de uma grande empresa. Profissionalmente estou ótima, mas a área do amor deixa muito a desejar. Estou separada há quatro anos e desde então nunca tive uma relação fixa; só algumas transas sem compromisso. Não sei se já vou insegura para o primeiro encontro, acreditando que os homens temem mulheres independentes como eu e vão se afastar, o que na realidade acaba acontecendo. Será que os homens não suportam conviver com mulheres que têm mais sucesso profissional que eles?”

Por Regina Navarro Lins, do Universa

Photo by rawpixel.com from Pexels

Mulher independente. Assim são conhecidas as mulheres que ganham seu próprio dinheiro e, o melhor de tudo, não têm que prestar contas dos seus gastos a ninguém. É muito comum se dizer que o homem teme a relação com a mulher independente. Alega-se que, além de não estar preparado para abrir mão da superioridade que o papel de provedor lhe confere, poderia se sentir desvalorizado caso a parceira ganhasse mais do que ele.

Mas na realidade não é isso o que acontece. O homem não teme a mulher que tem uma profissão e ganha muito dinheiro. Ele teme, sim, a mulher autônoma. Ser uma mulher independente ou uma mulher autônoma não é a mesma coisa.

A mulher autônoma olha com novos olhos para o mundo, o amor, o sexo, sem estar presa aos condicionamentos que tanto limitam as pessoas. Tem coragem de ser ela mesma, e não renuncia a partes do seu eu tentando corresponder ao que dela se espera. Na relação amorosa, não se preocupa em se submeter às exigências sociais do que é aceito ou não para uma mulher e vive o máximo possível em sintonia com seus próprios desejos.

Entretanto, a autonomia não é fácil de ser alcançada. São muitos anos de condicionamento, em que vamos assimilando os valores do lugar em que vivemos. Mas hoje cada vez mais mulheres questionam a suposição da nossa cultura de que a verdadeira felicidade se equipara a estar envolvida com um homem. Isso já é um bom sinal. Ter ou não um homem ao lado está aos poucos deixando de ser a questão básica da vida. Porém, ainda são poucas as pessoas que realmente buscam autonomia.

É evidente que sem independência financeira não existe autonomia. Mas não basta. Existem mulheres totalmente independentes sem autonomia alguma.

Sobre a autora
Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e “Novas Formas de Amar”. Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

 

 

 

Fonte: Geledés