Projeto devolve sorriso a mulheres agredidas que perderam os dentes
O ‘Apolônias do Bem” é uma iniciativa do dentista Fábio Bibancos que resgata a saúde bucal e a autoestima de vítimas de violência doméstica
-
Deborah Bresser, do R7
As mulheres atendidas voltam a sorrir e resgatam a autoestima
Montagem/R7
Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados.
E vem da história dela o nome de um dos projetos idealizados pelo dentista Fábio Bibancos, que tem como objetivo oferecer tratamento odontológico integral e gratuito à mulheres que vivenciaram situações de violência e tiveram a dentição afetada durante as agressões: o Apolônias do Bem.
Bibancos foi responsável pela criação do programa Turma do Bem, no qual 17 mil dentistas voluntários atendem crianças de 11 a 17 anos, no Brasil, América Latina e Portugal.
— Cerca de 14.500 atuam no Brasil e, destes, quase 100 participam do atendimento às mulheres.
A triagem é feita em abrigos e são selecionados os piores casos, nos quais as mulheres estão altamente abaladas. É necessário que a vítima tenha um Boletim de Ocorrência no qual a agressão bucal esteja registrada.
As vítimas passam por uma triagem para fazer o tratamento
Divulgação
O Apolônias tem uma parceria também com Projeto Fenix, no qual juízas e promotoras do Estado de São Paulo, quando identificam mulheres nessa situação, já encaminham direto pra o tratamento gratuito. Bibancos ressalta que o cuidado com essas mulheres é muito delicado.
— As demandas costumam ser muito difíceis, várias apresentam afundamentos ósseos, foram vítimas e chutes, marteladas, socos, paneladas… Temos uma empresa de implantes (Implacil) que é parceria e colocabora para viabilizar os atendimentos.
O mais recente apoio conseguido para o projeto veio da moda. A Animale lançou a campanha “Mais um Sorriso”, para a qual foi criada uma camiseta cuja renda da venda será 100% revertida para a causa. São 5.000 camisetas que podem ser encontradas em todas as lojas da marca, vendidas a R$ 298.
Para Bibancos, a iniciativa ultrapassa o apoio financeiro. Como a campanha conta com o engajamento de famosas como Mônica Martelli, Zezé Motta, Agatha Moreira, Rafa Brites, Julia Anquier, Lu Grimaldi, Monalysa Alcântara, Lan Lan, Luciana Braga e Lívia de Bueno, ele acredita que é uma forma de fazer as pessoas prestarem atenção no problema.
— São mulheres protegendo mulheres, elas se tornam embaixadoras da causa, e isso incentiva outras pessoas a se posicionarem em prol do projeto.
Claudia Jatahy, VP de estilo da Animale, explica que ficou extremamente comovida com o projeto.
— São mulheres vítimas de violência doméstica que tiveram sua dentição afetada e perderam assim o direito de sorrir. Perderam também sua autoestima nesse processo. Precisamos e podemos fazer a diferença. Meu desejo é de me comunicar com a mulher, ajudar no processo de que ela se encontre e se conecte.
***