(11) 3726-4220 – das 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Programa com foco no empoderamento visa romper o ciclo de exclusão e violência contra mulheres com deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou na segunda-feira (15) o programa TODAS in-Rede, que visa a promoção do empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do estado de São Paulo. Para saber mais sobre o programa, acesse www.todasinrede.sp.gov.br.

O lançamento foi realizado em evento online, com a participação da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e da Primeira-dama do Estado de São Paulo e Presidente do Fundo Social, Bia Doria.

“O programa TODAS in-Rede nasceu pela necessidade de empoderarmos as mulheres com deficiência. Temos certeza que isso traz uma sociedade mais justa, que é o que o Governo de São Paulo busca”, destacou a Secretária Célia Leão.

Segundo dados do IBGE 2010, 1.710.601 mulheres com deficiência vivem no estado de São Paulo, o que representa 56,86% do total da população de pessoas com deficiência do estado. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% foram ocupados por mulheres (RAIS 2018).

Já quando o assunto é violência e gênero, em 2019 foram registradas 4.761 ocorrências envolvendo mulheres com deficiência, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública.

Em razão desse cenário, o objetivo do programa TODAS in-Rede é dar voz às mulheres com deficiência e levar informações relevantes com foco nos temas: trabalho e renda; prevenção à violência; direitos afetivos e sexuais; educação e liderança.

“É muito importante trazer esse assunto para a discussão. Nós do Governo estamos criando cada vez mais ações às pessoas com deficiência”, enfatizou Bia Doria.

Com as ações previstas no programa, será constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência de forma a retirá-las de invisibilidade e, assim, buscar a união e o pertencimento dessas mulheres.

As ações do programa

O programa conta com ações estratégicas para alcançar o objetivo de unir as mulheres com deficiência, visando o protagonismo feminino dentro do segmento. Entre as principais iniciativas estão:

  • curso de ensino a distância sobre o atendimento à mulher vítima de violência, destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção;
  • site acessível, informativo e interativo, com canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher;
  • campanhas de comunicação nas redes sociais e articulações intersetoriais de forma a garantir alternativas à autonomia financeira da mulher com deficiência.

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO